Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galbuliformes
Família: Galbulidae
 Vigors, 1825
Espécie: G. chalcothorax

Nome Científico

Galbula chalcothorax
Sclater, 1855

Nome em Inglês

Purplish Jacamar


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Ariramba-violácea

A ariramba-violácea é uma ave galbuliforme da família Galbulidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (latim) galbula = pequeno pássaro amarelado; e do (grego) khalkos = bronze; e thörax = torax, peito; khalkothörax = com couraça de bronze no peito. ⇒ Pequeno pássaro amarelado com couraça de bronze no peito.

Características

Mede entre 20 e 23 centímetros de comprimento e pesa entre 24,5 e 26,5 gramas. O macho apresenta a coroa e os lados da cabeça na coloração verde escuro com reflexos azulados. O dorso, asas, uropígio e o tórax apresentam coloração vermelho cobre metálico ou vermelho púrpura. As rêmiges primárias são escuras como a cauda. A cauda é escura, de cor verde azulada e tem suas pontas esbranquiçadas com bordas claras. O queixo é preto e a garganta é branca. As penas ventre e crisso são escuras com pontas brancas, o que é claramente visível nas laterais do ventre e na região anal. O bico longo e fino é completamente preto e mede entre 4 e 5 centímetros. As narinas são posicionados sobre o primeiro centímetro da extremidade proximal. A íris é marrom escuro. A pele da região orbital e lores é cinza escura.
A fêmea é similar ao indivíduo do sexo masculino, mas a garganta e barriga são de coloração camurça, amarelada ou castanha.
É por vezes considerada subespécie da ariramba-bronzeada.

Subespécies

Espécie monotípica (não são reconhecidas subespécies).
(Clements checklist, 2014).

Alimentação

Hábitos alimentares…

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

Empoleira-se nas copas, em galhos secos em bordas de matas de terra firme, matas primárias e secundárias à beira de rios e lagos ou em clareiras abertas no interior da floresta. Comumente solitário ou aos pares, por vezes aparece em grupos de 3 a 4 indivíduos. Segue bandos mistos.

Distribuição Geográfica

Presente no oeste da Amazônia, nos estados do Amazonas e Acre. Também no Equador e no Peru.

Referências

Consulta bibliográfica sobre subespécies:

Galeria de Fotos